2012/08/15

O que é, e o que não é

«A Maçonaria coloca um considerável empenho em encorajar altos padrões de moralidade entre os seus membros. Mas não é nada surpreendente que uma sociedade que use apertos de mão, sinais e linguagem secreta para o reconhecimento mútuo entre os seus membros se tome mais suspeita de ser uma má que uma boa influência. Senão, porque usariam esses métodos, senão para ocultar a verdade? Porquê ocultar, se nada existe a ocultar?
Os que estão fora da Maçonaria acham tão ridícula a ideia de vestir-se de forma singular, recitar textos esotéricos e realizar estranhos rituais, que tendem a acreditar que deve haver nela alguma outra atracção, e muito mais sinistra. Provavelmente não há... Mas uma negativa é sempre mais difícil de provar.»
(The Daily Telegraph, Londres, 1995)

Pintura de Ari Roussimoff

«... a atitude geral do público em relação à Maçonaria hoje ainda é tão confusa quanto era no século XIX. A maioria das pessoas não confia naquilo que não compreende e, quando sentem algum elitismo que as exclua, essa desconfiança rapidamente se transforma em desagrado e até ódio.
in A CHAVE DE HIRAM, de CHRISTOPHER KNIGHT & ROBERT LOMAS