2013/09/20

Conspiradores?



Sou maçom e não integro nenhum conluio para controlar o poder político, ou outro poder qualquer; nem conheço quem, na maçonaria, integre maquinações desse tipo. Mas se viesse a tomar conhecimento de tais práticas por parte de algum irmão ou grupo de irmãos, denunciava essas situações. Denunciava-as dentro da Obediência, sem prejuízo de o fazer publicamente caso daí não resultasse qualquer acção correctiva.
A isso estou duplamente obrigado: enquanto cidadão, obrigado ao respeito pelas leis da República Portuguesa, e enquanto maçom obrigado a respeitar os regulamentos da maçonaria de que faço parte e que estipulam:

Artº 3 «A Maçonaria tem por fim o aperfeiçoamento da Humanidade através da elevação moral e espiritual do indivíduo. Não aceita dogmas e combate todas as formas de opressão sobre o Homem, luta contra o terror, a miséria, o sectarismo e a ignorância, combate a corrupção e enaltece o mérito

Artº 8 «Os Maçons, recusando-se a assumir nessa qualidade quaisquer posições de natureza partidária, integram-se no espírito das Constituições de Anderson e respeitam as leis e as autoridades legítimas do país onde vivem e livremente reúnem.