2013/09/24

Maçons nas listas eleitorais



81 maçons "atacam" cargos autárquicos em 43 municípios

por Rui Pedro Antunes -  DN Política - 17 setembro 2013


As duas maiores obediências maçónicas nacionais têm mais candidatos do que várias forças políticas inscritas no Tribunal Constitucional. Há 24 "candidatos irmãos" à presidência de autarquias, 20 a vereadores, 31 à assembleia municipal e seis a juntas de freguesia.

Por muito que os grão-mestres insistam que a maçonaria não se intromete na política, o que é certo é que há forças políticas com menos candidatos às próximas eleições autárquicas do que as duas principais obediências nacionais. São mais de 80 os maçons que vão tentar conquistar cargos autárquicos em 43 autarquias um pouco por todo País (incluindo ilhas) entre candidatos a presidentes de câmara, vereadores, deputados municipais e presidentes de junta.

Há 24 maçons que concorrem mesmo à presidência de autarquias maioritariamente em listas do PS e do PSD, mas também como independentes. Existem igualmente casos em que "irmãos" da mesma loja se enfrentam em listas contrárias dos partidos do "centrão" e favoritas à vitória. Ou seja: PS e PSD podem não ter representantes na gestão da autarquia, mas é quase garantido que a loja maçónica local terá.

A solidariedade maçónica até já fez uma baixa, e logo ao mais alto nível, durante o período eleitoral: levou à demissão do presidente do Conselho Nacional de Eleições (CNE). Tudo começou com a tentativa de impugnação da candidatura de Francisco Moita Flores - que pertence à Loja Acácia do Grande Oriente Lusi- tano (GOL) - à Câmara Municipal de Oeiras. Os seus opositores alegavam que havia atingido o limite de mandatos e o caso foi - como muitos outros - parar a tribunal.

Até aqui tudo normal, não fosse Moita Flores contratar Nuno Godinho de Matos - advogado de profissão e "irmão" do GOL - para o defender, tendo este confidenciado ao DN que aceitou o pedido sem pensar duas vezes. O problema é que Godinho de Matos (Loja Liberdade e Justiça) era também presidente da CNE e, como não podia deixar de representar o seu amigo e cliente, demitiu-se da presidência da CNE. Godinho de Matos sofreu críticas do seu partido (o PS) por defender e pôr-se em xeque pelo candidato do PSD. Porém, a solidariedade maçónica e a amizade falaram mais forte. Ao DN, Godinho de Matos admite que "o facto de sermos os dois irmãos da maçonaria e sermos amigos há muitos anos pesou muito na minha decisão de o defender". Mas prontamente acrescenta: "A principal razão que me levou a representar Moita Flores foi ver que ele tinha carradas de razão e que alguém estava a querer ganhar eleições na secretaria. Achei incrível e reagi epidermicamente. Decidi defendê-lo sem pensar no problema ético que daí advinha."

Comentando este texto:

«As duas maiores obediências maçónicas nacionais têm mais candidatos»
As obediências não têm candidatos porque não é seu objectivo nem têm qualquer interesse nisso enquanto colectivo.

« Há 24 "candidatos irmãos" à presidência de autarquias, 20 a vereadores, 31 à assembleia municipal e seis a juntas de freguesia.»
Acho poucos, considerando que a Maçonaria defende que os seus membros devem influenciar a sociedade, pelo exemplo, procurando participar activamente em todas as áreas e domínios da vida pública (social, política, económica). No entanto, compreendo que existindo apenas uns cinco mil maçons em Portugal, e que muitos destes não se sentem à vontade para trilhar os caminhos da política, o número referido na peça jornalística seja tão baixo.

«Por muito que os grão-mestres insistam que a maçonaria não se intromete na política, o que é certo é que há forças políticas com menos candidatos às próximas eleições autárquicas do que as duas principais obediências nacionais.»
Têm razão os grão-mestres, pois não compete às ordens maçónicas fazê-lo mas sim aos maçons, isoladamente ou em conjunto com outros cidadãos, maçons ou não maçons. E com isso os maçons procuram cumprir um dos grandes desígnios da Maçonaria, instituição comprometida com o Mundo. O maçom constrói o seu futuro tornando-se um homem melhor. A Maçonaria constrói, por essa via, o futuro da Humanidade tornando-a mais justa e perfeita. A maçonaria é uma associação universalista, filosófica e progressista, que procura inculcar nos seus adeptos o amor à verdade e a prática da moral universal. A doutrina maçónica é livre de todas as limitações, escolas, teorias ou preconceitos. Elege o livre-pensamento como único caminho da procura da verdade e reclama o uso da tolerância e o respeito pelas ideias dos outros. Os maçons acreditam numa sociedade mais perfeita que resulte da tarefa, sempre inacabada, de construir a fraternidade universal.

« Existem igualmente casos em que "irmãos" da mesma loja se enfrentam em listas contrárias»
Os maçons praticam a tolerância e obrigam-se ao respeito pelas ideias de cada um; portanto, qual é a admiração?

«Ou seja: PS e PSD podem não ter representantes na gestão da autarquia, mas é quase garantido que a loja maçónica local terá.»
Não, nem a maçonaria nem a loja maçónica têm quaisquer representantes em parte alguma, seja numa câmara municipal ou numa fábrica de bolachas. A maçonaria procura que os seus membros sejam activos na sociedade e sejam exemplos de integridade e rectidão ética e moral. Quem disser o contrário fá-lo por simples desconhecimento ou por manifesta má-fé, coisa a que a maçonaria está habituada desde a sua fundação.

«Godinho de Matos sofreu críticas do seu partido (o PS) por defender e pôr-se em xeque pelo candidato do PSD»
Se assim aconteceu isso só prova que os partidos políticos têm muito que aprender com os maçons e com os princípios que a Maçonaria defende.

«Porém, a solidariedade maçónica e a amizade falaram mais forte.»
Nesse momento o Godinho de Matos portou-se como um autêntico maçom, não especialmente por ter ido em auxílio de um seu irmão, mas por ter posto em prática os ensinamentos e princípios da Maçonaria , tal como se estrai das suas palavras, abaixo.

“A principal razão que me levou a representar Moita Flores foi ver que ele tinha carradas de razão e que alguém estava a querer ganhar eleições na secretaria. Achei incrível e reagi epidermicamente. Decidi defendê-lo sem pensar no problema ético que daí advinha." 
Agiu em defesa de alguém que achou estar a  ser injustiçado. Porém, Godinho de Matos referiu-se erradamente à  ética quando deveria ter-se referido ao preconceito. Ético, foi o que ele fez, abandonando a quietude e segurança do lugar que ocupava para se meter ao barulho na defesa daquilo que considerou correcto. Preconceito é aquilo que alguma "opinião pública", embrutecida, é levada a considerar, sem o concurso da racionalidade.

Obviamente, as pessoas sempre sentiram algum fascínio por histórias que apelem a segredos e mistérios, nomeadamente às teorias da conspiração (sempre apetecíveis para vender jornais), que facilmente convencem gente de pouca inteligência.