2018/01/17

e então o V:. M:. disse ao neófito



«É amplamente conhecida a fraternidade que une os maçons. E também é conhecida a fidelidade dos membros da maçonaria aos seus regulamentos. Porém, os nossos estatutos incluem um artigo que prevê a estrita observância das leis vigentes do estado de direito onde a maçonaria opera, e esse artigo prevalece sobre todas as outras normas, regulamentares ou morais. 

A maçonaria recorre à simbologia para transmitir muitos dos seus valores e conhecimentos, e um templo maçónico é um local de trabalho repleto de símbolos, no entanto irá verificar que o símbolo mais importante que existe num templo maçónico é a bandeira nacional. O significado desse símbolo dispensa qualquer interpretação pois que une, de um modo irredutível, os que aqui se reúnem àqueles que aqui não entram, numa inequívoca interpretação da afirmação: “A Maçonaria é uma instituição comprometida com o Mundo, com o País e com a Comunidade, e pugna pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade entre todos os indivíduos”. 

Aqui, não se conspira contra o Estado de Direito, não se urdem interesses pessoais ou corporativos contras as suas instituições, a sua economia, a sua cultura e o seu progresso, ou mesmo contra terceiros. E é obrigação de todo o maçom pugnar para que sempre assim seja. 

Tenha isto em conta Sr……X….., para seu descanso acerca do passo que está a dar, e como orientação de vida que certamente não lhe será prática desconhecida, mas que entendemos importante sublinhar.»