A designação adoptada para este
número, f (Phi
maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto
encarregado da construção do Pártenon, em Atenas.
A história deste enigmático número
perde-se na antiguidade. No Egipto as pirâmides de Gizé foram construídas tendo
em conta a razão áurea : A razão entre a altura de um face e metade do lado da
base da grande pirâmide é igual ao número de ouro. O Papiro de Rhind (Egípcio)
refere-se a uma «razão sagrada» que se crê ser o número de ouro. Esta razão ou
secção áurea surge em muitas estátuas da antiguidade .
Construído muitas centenas de anos
depois( entre 447 e 433 a. C.), o Partenon Grego, templo representativo do
século de Péricles contém a razão de Ouro no rectângulo que contêm a fachada
(Largura / Altura), o que revela a preocupação de realizar uma obra bela e
harmoniosa. O escultor e arquitecto encarregado da construção deste templo foi
Fídias. A designação adoptada para o número de ouro é a inicial do nome deste
arquitecto - a letra grega f (Phi maiúsculo).
No fim da Idade Média havia duas
escolas matemáticas: uma, a escola da igreja e universidade, voltada para
um âmbito mais teórico e exaustivo e outra com uma finalidade mais prática e
objectiva, a escola do comércio e dos mercadores à qual pertencia Fibonacci. A contribuição de Fibonacci para o
número de ouro está relacionada com a solução do seu problema dos coelhos
publicado no seu livro Liber Abaci, a sequência de números de Fibonacci.
É que as sucessivas razões entre um número e o que o antecede vão-se
aproximando do número de ouro. Outro matemático que contribuiu para o estudo e
divulgação do número de ouro foi Pacioli. Uma curiosidade deste matemático é
que foi o primeiro a ter um retrato autêntico. Publicou em 1509 uma edição que
teve pouco sucesso de Euclides e um trabalho com o título De Divina
Proportione. Este trabalho dizia respeito a polígonos regulares e sólidos e
a razão de ouro.
Não pode ser
deixada de referir a contribuição de Leonardo Da Vinci (1452-1519). A
excelência dos seus desenhos revela os seus conhecimentos matemáticos bem como
a utilização da razão áurea como garante de uma perfeição, beleza e harmonia
únicas. É lembrado como matemático apesar da sua mente irrequieta não se
concentrar na aritmética, álgebra ou geometria o tempo suficiente para fazer
uma contribuição significativa. Representa bem o homem tipo da renascença que
fazia de tudo um pouco sem se fixar em nada. Leonardo era um génio de
pensamento original que usou exaustivamente os seus conhecimentos de
matemática, nomeadamente o número de ouro, nas suas obras de arte. Um exemplo é
a tradicional representação do homem em forma de estrela de cinco pontas de
Leonardo, que foi baseada nos pentágonos, estrelado e regular, inscritos na
circunferência.
Adorei sua iniciativa meu Ir.'., que o GADU mantenha os refletores de sua luz sempre acesos, pois sabendo indentificá-la poderá nos brindar com brilhantes trabalhos, como este, e assim possa nos guiar ao conhecimento.
ResponderEliminarTFA
Emilio C Del Massa
Sabedoria, Força e Beleza para ti também meu Ir:.
ResponderEliminarTFA
pedrinha